Benefícios do Yoga para quem sofre com Artrose

Benefícios do Yoga para quem sofre com Artrose

A Artrose é uma doença articular degenerativa também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose. No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais frequente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.

Além deste fato, sua importância pode ser demonstrada através dos dados da previdência social no Brasil, pois é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a determinar aposentadoria (6,2%).

As Mulheres sofrem mais com a Artrose

A osteoartrite (artrose) tem certa preferência pelas mulheres, mas há partes do corpo que são mais acometidas no sexo feminino, como por exemplo mãos e joelhos, já outras no masculino, como a da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia).

A incidência da doença aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais frequente após os 60. Pelos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.

Entendendo a Artrose

A artrose se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”. Várias pessoas sofrem por problemas no quadril e, a maioria mulheres. Que na maioria das vezes acontecem devido à grande quantidade de tempo que elas passam sentadas, ou dirigindo, ou até mesmo por falta de atividades físicas, fazendo com que o corpo fique sedentário.

Os tratamentos médicos visam limitar a evolução da doença e melhorar o conforto da pessoa afetada. No entanto, nenhum tratamento pode curá-lo. As lesões da articulação relacionadas à artrose são irreversíveis.

O Yoga e seus benefícios para a artrose

Problemas no quadril, causam muita dor e isso dificulta a rotina das pessoas que sofrem com a doença. A pessoa não terá mais uma vida normal e saudável.

Esta questão impacta em diversas áreas da vida como prazeres, dormir bem, ter relação sexual, praticar atividades físicas e simplesmente tira a pessoa do estado de bem estar geral. 

A prática método KAIUT yoga, olha diretamente para estes casos, até mesmo para quem já está prestes a realizar cirurgias. Toda sequência da aula é formada por posturas voltadas para a própria biodinâmica do corpo, preservando o estado físico de cada praticante, mas principalmente trazendo respeito pelo corpo.

Assim, a prática do yoga funciona para pessoas com artrose porque:

  • Limita a atrofia muscular e a retração do ligamento;
  • Reforça os músculos profundos que suportam a articulação;
  • Suaviza os músculos para facilitar os movimentos;
  • Melhora a circulação sinovial, essencial para o fortalecimento da cartilagem;
  • Melhora a circulação sanguínea, para aliviar a inflamação que causa dor.

Todos podemos praticar o método Kaiut Yoga independente de nossas limitações físicas causadas por exemplo pela artrose. Isso é possível graças as aulas serem direcionadas individualmente a cada aluno, visando a importância da circulação sanguínea, das articulações, dos músculos, a respiração e o estado meditativo em plena sintonia.

Entre em contato conosco e agende uma aula experimental de Yoga pelo Método Kaiut com a professora Rosimeire tanto presencial quanto online!

*Fonte dos dados apresentados na reportagem: site reumatologia.org.br

Leia também:

O Método Kaiut Yoga é uma forma atual de praticar Yoga

Conexões entre Yoga e Constelação Sistêmica

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rosimeire Caetano

Realizo atendimentos terapêuticos integrativos com visão sistêmica através do Yoga, Constelações Familiares, Barra de Access e Reenergização dos Chakras.

Posts Recentes