Escutar boa música, para manter boa energia

Escutar boa música, para manter boa energia

Costumo iniciar minhas aulas de yoga, sugerindo aos alunos, que aquietem seus corpos por alguns minutos para que possam observar seus próprios ritmos e sons.

Esta pausa para se ouvir, para refinar a percepção e acalmar gradativamente a mente que eu sugiro no início de cada aula, é muito importante para que possam treinar o OUVIR e SENTIR, e também desenvolver o senso de ritmo interno, que é fundamental para o ser humano.

Podemos fazer isto também escolhendo, sons ou músicas “boas” e sensíveis aos sentidos.

Música e energia

Determinados sons, músicas, melodias, vozes, sons da natureza ou de determinados instrumentos, quando entram pelos ouvidos, ativam outras áreas do cérebro, estimulam movimentos, emoções, sentimentos e lembranças.  Estudos mostram que os sons, podem gerar efeitos positivos sobre o corpo, liberando a dopamina, neurotransmissor mais conhecido como hormônio do prazer.

Podemos tornar momentos simples, em momentos extraordinários e inesquecíveis, praticar atividade física, estimular nosso bom humor, encontrar ânimo, limpar a mente, associar pessoas queridas e lugares, viagens e situações, por conta de um *bom registro musical*.

Ouvir música é uma expressão universal, em qualquer parte do planeta. É ancestral e constante, orgânico e natural, para isso, existe uma necessidade básica, a sensibilidade.

Yoga e os Sons

Só que eu não sugiro música durante a prática de Yoga. Neste momento a mente precisa de silêncio. E para quem estiver iniciando a pratica e estiver com a mente muito agitada, prefira ouvir uma música mais calma, sons da natureza, alguns minutos antes de iniciar as posturas, observar apenas a sua respiração.

Rosimeire Caetano.

Leia também:

Mente e coração saudáveis: útero curado

Yoga no Equilíbrio Hormonal

3 respostas

  1. Ameiiiiii! O som nos conecta de tantas formas! E o mesmo acontece com o silêncio! Como é importante pensar neste equilíbrio, né?!
    Generosa partilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rosimeire Caetano

Realizo atendimentos terapêuticos integrativos com visão sistêmica através do Yoga, Constelações Familiares, Barra de Access e Reenergização dos Chakras.

Posts Recentes