Viver a Ética do Yoga – parte 1

Viver a Ética do Yoga – parte 1

Muitas pessoas pensam que praticar yoga, se resume em saber fazer as posturas . Na verdade as posturas são apenas uns 5 ou 10% da pratica inteira.

Antes destas posturas maravilhosas que amamos tanto. Precisamos saber sobre a Ética na prática.Fui iniciada na linha *HATHA YOGA* e ministro aulas dentro desde sistema filosófico. Sigo este caminho sem volta.Esta linha chamada Hatha Yoga é dividida em 8 partes ou 8 passos. E hoje vou escrever o que penso sobre o primeiro passo Yama – Ahimsa – a Não violência.E não é porque estou escrevendo, que já estou *avançada* nos processos; estou exatamente aqui, compartilhando que estou *EM PROCESSO* e seguindo neste rumo. Com a ajuda efetiva da pratica

YOGA.Vamos lá!! Hatha yoga 8 passos:

  1. Yama primeiro (domínio ou disciplina );
  2. Nyamas( condutas pessoais e sociais);
  3. Asanas(posturas);
  4. Pranayama( técnicas respiratórias;
  5. Pratyahara( perceber os 5 sentidos;
  6. Dharana( concentração);
  7. Dhyana ( meditação);
  8. Samadhi ( iluminação ou sentir se em paz).

*YAMA* divide se em 5 disciplinas :

  1. ahimsa/não violência;
  2. satya/falar a verdade;
  3. asteya/ não roubar;
  4. brahmācārya/entender e respeitar o sexo;
  5. aparigrāha/ desapego.

Sobre a primeira parte AHIMSA- NÃO VIOLÊNCIA, pensem aí onde podemos aplicar em nossas vidas e na conduta diária -AHIMSA- : não usar qualquer tipo de violência, não causar dor a si mesmo e aos outros seres, ( todos os seres do planeta).Onde estamos mais violentos? Em casa, no trabalho, com você mesmo?A violência vem junto com a humanidade, na defesa e no ataque.A violência esta inserida em tantos lugares e aspectos, que muitas vezes não percebemos.*violência na alimentação, nas palavras duras e sem verdades, nos pensamentos repetitivos e cruéis, nas ações simples em não respeitar direitos e deveres, nos julgamentos constantes, na fofoca, na agressão verbal, nos vícios, no levar vantagens sobre os outros, na traição, etc.Praticar a NÃO VIOLÊNCIA, é uma escolha. E apenas com autoconhecimento, poderemos analisar e transformar a necessidade de viver na NÃO violência.

Esta é minha opinião ….. qual a sua?

Hari Om
Rosimeire Caetano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rosimeire Caetano

Realizo atendimentos terapêuticos integrativos com visão sistêmica através do Yoga, Constelações Familiares, Barra de Access e Reenergização dos Chakras.

Posts Recentes