Yoga no Equilíbrio Hormonal

Yoga no Equilíbrio Hormonal

Yoga: assunto importante que escolhi para quem deseja o equilíbrio hormonal.

Na verdade, tanto as mulheres, quanto os homens necessitam cada vez mais de se informar sobre esse assunto tão importante. Conhecer a nossa ferramenta chamada “CORPO FÍSICO”.

OLHAR CADA VEZ MAIS PARA A SAÚDE e não para a doença, seguir um propósito e focar na auto-cura e na prevenção através dos meios mais naturais e orgânicos, para manter o corpo saudável e ter um envelhecimento com alegria e saúde.

Ter consciência do funcionamento deste sistema endócrino é fundamental para que o corpo e a mente possam ser mantidos em pleno equilíbrio.

Ao regular as funções fisiológicas e conquistar à regulação hormonal, alcançamos a homeostase, os processos naturais de digestão, da respiração e da excreção, garantindo que o meio interno do corpo físico tenha oxigênio e nutrientes suficientes e que substâncias tóxicas que causam efeitos nocivos ao corpo sejam eliminados do organismo.

Muito de nós já sabemos que nossos hormônios são substâncias produzidas pelas chamadas glândulas endócrinas. Que essas glândulas produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, que o conjunto dessas glândulas forma o chamado sistema endócrino.

E este sistema em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo, controla e regula o metabolismo, o crescimento corporal e desenvolvimento sexual, regula as funções dos órgãos e funcionamento do corpo inteiro.

Qualquer distúrbio no nosso sistema endócrino, desencadeia uma grande modificação no sistema físicos, gerando doenças, como o diabetes, o hipotireoidismo e o hipertireoidismos, disfunção mentais e emocional e tantas outras disfunções.

Onde o YOGA entra neste processo?

Regulando os nossos hormônios através da prática com frequência, uma dinâmica que acontece de forma invisível e extraordinária no corpo, em todos os sistemas, nos músculos, nas articulações, na coluna, nos órgãos, estimulam o funcionamento cardiovascular e respiratório, melhoram a circulação sanguínea e a oxigenação de todo os sistemas, incluindo as glândulas enquanto praticamos as posturas.

Com a prática do YOGA, através dos ásanas (posturas), pranayamas (técnicas de respiração), e através da meditação, conseguimos comprovadamente vivenciar as melhoras no nosso bem-estar. E para muitas pessoas, em poucas aulas, já se tem resultados positivos.

As sequências das posturas em aulas, trabalham o corpo como um todo:

  1. massageando as vísceras e órgãos durante as posturas de torção;
  2. nas inversões, ativa o coração e leva mais fluxo sanguíneo para as partes altas do corpo;
  3. as posturas de equilíbrio e alongamentos intensos, reequilibra as funções musculares e realinha a coluna;
  4. estimulando sistema simpático e parassimpático, toda a parte endócrina é estimulada após os ciclos de compressão e relaxamento, acarretando rejuvenescimento e maior sensibilidade das células.

Uma pratica milenar, que atualmente tem estudos científicos comprovando a eficácia, mas que pra mim e tantos outros praticantes, o que VALIDA realmente esta conclusão, é pratica com frequência e sequência. Yoga é extremamente EFICAZ na diminuição de distúrbios endócrinos e doenças inflamatórias e auto imunes, por curar e promover o aumento de vida útil e aumentar a imunidade em geral e trazer bem estar, auto estima e conexão com a natureza.

Entre em contato, inicie sua prática de Yoga e receba esses inúmeros benefícios que a ela pode lhe proporcionar!

Rosimeire Caetano

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rosimeire Caetano

Realizo atendimentos terapêuticos integrativos com visão sistêmica através do Yoga, Constelações Familiares, Barra de Access e Reenergização dos Chakras.

Posts Recentes